Um imóvel antigo de 1900 ao lado do Hotel Asturplaza é o objeto de uma reabilitação integral que constitui a ampliação de distintos serviços do hotel, consistentes em dormitórios nos pavimentos superiores, e um restaurante e uma “vinhoteca” no primeiro pavimento e térreo, respectivamente.
O vinho em todas as suas nuances é a ideia geradora do espaço da Vinhoteca, começando pelo processo de cultivo e passando por seu armazenamento em barris até chegar ao consumidor final, tudo se faz presente através dos materiais, formas e cores e da manipulação do espaço nos distintos planos que o conformam.
Assim, o espaço é compreendido como uma grande envolvente perfilada superiormente pelo teto ondulante de lâminas de madeira de carvalho maciço e inferiormente pelo piso de ladrilho hidráulico, também utilizado nas mesas, que conecta visualmente os vazios gerados no âmbito da vinhoteca com a adega localizada no subsolo.
Conectado à vinhoteca através de uma escada original de madeira com balaustrada de ferro está o restaurante. Nele há a referência à ultima fase do processo de elaboração do vinho, que é o engarrafamento, em diversos elementos como são os vidros do “biombo-garrafa” que envolve o escritório.
Assim, se busca a essência dos materiais originais mediante sua conservação e coloca em valor: pilares de ferro fundido, piso de madeira e paredes de pedra e tijolo. Logo, podemos entender o restaurante como a culminação da metáfora em torno ao vinho iniciada na adega e vinhoteca.
Arquitetos: VIrginiaarq
Arquiteto Responsável: Virginia González Rebollo
Informação Complementar:
Promotor: Asturplaza, S. L.
Construtora: Oinsa Cepedana, S. L.
Localização: Plaza de España, Astorga (León), Espanha
Área: 590.0 m²
Ano de Projeto: 2012
Fotografias: ImagenMas, VIrginiaarq