O Syene Corporate é um projeto que trabalha o futuro usando as possibilidades disponíveis no presente.
O empreendimento comercial foi concebido para ser o primeiro Green Building corporativo do Norte e Nordeste, as decisões tomadas, especialmente no que se refere à escolha do terreno e do tamanho da edificação, foram determinantes para o consumo de energia e impacto ambiental.
O edifício será implantado no novo centro financeiro e comercial de Salvador, que abriga a sede das maiores e mais modernas empresas da cidade.
Não poderia ser outra a proposta para o partido adotado senão a de respeito ao sítio, classificado como centro metropolitano de Salvador, povoado em sua grande maioria por torres. Assim, buscamos tirar partido do comprimento do nosso terreno, fazendo a implantação de todo o índice de utilização em uma única torre, que situamos na extremidade voltada para via marginal da Tancredo Neves, de modo a minimizar os impactos visuais e de isolamento com relação aos edifícios de entorno.
GESTÃO EFICIENTE DA ENERGIA
Eficiência energética, adoção de sistema de ar-condicionado eficiente – VRF, utilização de vidros de alta performance que reduzem a transmissão do calor para as salas, utilização de recuperadores de energia, utilização de elevadores inteligentes, aproveitamento máximo da iluminação natural, utilização de sensores de presença nas circulações comuns dos pavimentos e uso de teto verde ajudando na redução da carga térmica do edifício.
GESTÃO EFICIENTE DA ÁGUA
Utilização de sanitários a vácuo, reduzindo cerca de 54% do consumo anual de água potável da edificação, captação e reaproveitamento de águas pluviais para usos que não exijam potabilidade, como irrigação de jardins e utilização de água de poço artesiano durante a obra e para usos que não exijam potabilidade.
ESCOLHA INTEGRADA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Facilidade no acesso para manutenção (shafts de instalações voltados para áreas comuns/circulação), escolha de materiais de fácil manutenção, conservação e reduzidos impactos ambientais.
GESTÃO DOS RESÍDUOS NA FASE DE USO E OPERAÇÃO DO EDIFÍCIO
Espaços reservados para armazenamento de resíduos recicláveis em todos os pavimentos da torre.
CONFORTO ACÚSTICO
Disposição das salas (não voltadas para a via principal), isolamento acústico de vedações externas, isolamento acústico entre ambientes, tratamento dos ruídos causados pelos equipamentos.
CONFORTO VISUAL
Ambientes de utilização prolongada com acesso à luz do dia, áreas de circulação dotadas de iluminação natural e soluções adequadas para evitar o ofuscamento.
Texto fornecido pelos autores.