-
Arquitetos: Rubén Valdemarin
- Área: 650 m²
-
Fotografias:Anabella Goldberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome da loja era tão significativo que automaticamente ordenou todas as instâncias do projeto, a obra e o espaço resultante: Simples.
Uma casa antiga e um grande galpão se uniram para formar um generoso espaço de venda de móveis e objetos de decoração. São mais de 600m2 distribuídos principalmente em um pavimento, e um par de mezzaninos menores.
O trabalho sobre estes edifícios pré-existentes busca materializar um entorno flexível e perceptivelmente neutro, que possa funcionar como fundo organizador da variedade de produtos que oferece a loja. A intervenção gira em torno ao problema da continuidade e a separação, a unidade e a divisão, em definitivo, opera sobre a construção dos limites internos e suas relações.
Praticou-se uma operação aparentemente contraditória onde modificaram-se ambos edifícios para transforma-los em um único espaço e logo interveio-se cuidadosamente para subdividi-lo novamente dando lugar a vários "contentores ambientais". Enquanto a primeira intervenção modifica fortemente a estrutura física e funcional do existente para alcançar unidade, a segunda é mais leve, porque busca organizar as divisórias de uma maneira sutil. Sem perder a unidade do grande espaço, uma série de elementos de arquitetura vão gerando diferentes instâncias espaciais, vão se configurando como limites estruturais que brindam referências para reconhecer uma sucessão de ambientes dentro de um todo. Estes compartimentos são suficientemente ambíguos como para adaptar-se a diferentes escalas, e suficientemente neutros para receber qualquer ambientação que a marca requeira.
O manejo de várias escalas e proporções busca brindar a diversidade espacial que permite recriar os lugares em que transcorre a vida cotidiana; as diferenças e transições entre o íntimo e o social, o público e o privado, o externo e o interno. Todos estes sinais espaciais serão completados e complementados com as diversas ambientações que são o produto desta loja. O edifício se materializa desta maneira como um grande suporte, como um "container" que brinda apenas um cenário onde conviverá a futura diversidade de ambientes.
Todo o edifício se materializa em duotono preto e branco enfatizando sua qualidade neutra, o branco materializa os fundos mais duros: pisos, paredes perimetrais e tetos, e o preto as estruturas metálicas que definem os limites mais permeáveis e as aberturas.
Uma espécie de calçada ou rua central vai conectando os diferentes setores como se tratasse de um espaço exterior, brindando ao usuário a possibilidade de identificar as diferenças entre os ambientes internos.