-
Arquitetos: Peter Ruge Architekten
- Área: 360 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Werner Huthmacher
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno fica em uma colina em uma bela e pequena vila no distrito de Potsdam-Mittelmark, em uma situação fantástica cénica, com vistas deslumbrantes sobre o lago próximo. O entorno é dominado por uma combinação de mansões históricas e modernas. E deve ser mantido o maior número possível das velhas árvores presentes no local.
O novo edifício foi concebido como um edifício residencial moderno com 3 apartamentos. As plantas são projetadas para ser flexíveis e abertas. O flat principal se estende por dois andares. Materiais simples e discretos (concreto aparente, vidro, madeira, pedra natural) sublinham o estilo arquitetônico moderno para acentuar o foco sobre a conexão entre os espaços interiores e os exteriores. Todos os andares superiores podem ser acessados através de uma escadaria externa.
O conceito para as fachadas brinca com o contraste de aberto e fechado dependendo do entorno e a importância das perspectivas naturais. As laterais estreitas são envidraçadas em direção ao sul para o jardim e ao norte para a magnífica vista sobre o lago. As fachadas leste e oeste, voltadas para os terrenos vizinhos, são fechadas e projetadas, principalmente, com elementos de concreto pré-fabricados e algumas estreitas faixas de vidro. O interior do edifício aparece luminoso, brilhante e amigável através das fachadas envidraçadas. Durante as estações, as árvores presentes no entorno e, também, a impressão espacial da construção variam continuamente ao longo do ano:
• Inverno - vista panorâmica, luz do sol brilhante.
• Verão - copas fechadas com vistas enquadradas, sombra com a luz solar difusa.