-
Arquitetos: UID Architects
- Área: 403 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Hiroshi Ueda
Um novo modelo para edifícios de diversos inquilinos com uma filosofia atraente
Como um tipo de edifício importante, projetos para diversos inquilinos parecem apresentar questões um tanto óbvias para se considerar. Na prática, no entanto, a maioria dos projetos acabam colocando como prioridade a maximização do lucro e a otimização de área útil. Além disso, estes edifícios frequentemente incorporam elementos que levam a uma arquitetura superficial. Contudo, para este projeto nós tentamos repensar as possibilidades de um edifício de múltiplos inquilinos que incorporaria uma filosofia atraente e contemporânea, tendo em conta tais considerações de rotina.
Este projeto está situado em uma área, em grande parte residencial, a aproximadamente 1km ao norte da estação de trem, que se distingue por um grande número de terrenos que são excepcionalmente longos em relação à sua fachada. O local para este projeto, também foi um lote estreito, com uma fachada de aproximadamente 10m e uma profundidade de 50m, rodeado pelos três lados por residências vizinhas. Normalmente, tal local tende a levar a uma situação em que o espaço do inquilino voltado para a estrada na frente é abençoado com condições mais favoráveis em comparação com os outros espaços. Com isso em mente, nós tentamos trabalhar os princípios espaciais que nos permitiriam dar vantagens adicionais os espaços internos que se igualariam ou superariam as condições do espaço da frente.
Diversidade de camadas
Especificamente, este projeto envolveu uma clínica dentária no primeiro andar e um salão de estética e escritório no segundo andar. Estas instalações foram alojadas em duas caixas orientadas em direção leste e oeste, com uma terceira caixa no centro contendo uma escada e um jardim. As quatro paredes formadas por este layout de caixas foram desenhadas para criar uma sensação de diversidade integrada na arquitetura, graças às aberturas em camadas entre as caixas.