A estação de serviço encontra-se num lugar proeminente na área industrial. A localização combinará a prática semanal ou a diária do posto de gasolina com espaço para os escritórios. Este projeto propõe princípios como a sustentabilidade, o artesanato regional e edifícios climaticamente neutros. Num grande terreno, os edifícios orientados a duas faces expressa uma divisão nos elementos fundamentais. Isto se traduz numa relação visual entre Havenweg (a rua principal) e a N99. Desde Havenweg, o edifício poderia ser descrito como um espaço que convidativo e, desde a N99, o edifício é altamente visível e espacialmente interessante.
O ponto de funcionamento das bombas de combustível poderia ser considerado como o centro da estação. Além disso, os combustíveis convencionais, os combustíveis alternativos e limpos se incluem na gama de produtos. O envelope é dobrado para cobrir o programa que abarca a ilha de tanques e as funções relacionadas: escritórios e lavagem de carros. Este envelope está desenhado como uma fachada em capas; ripas de madeira que cobrem o revestimento colorido.
Os principais elementos de construção consistem nas paredes de painéis de madeira laminada, lajes nervuradas de madeira e elementos de teto também de madeira. Estes elementos pré-fabricados reduzem o período de construção e contribuem à especial aparência do interior. Um produto de linho natural se aplica para o isolamento. A construção de madeira, o isolamento e as instalações de alta qualidade fazem que o projeto seja sustentável e neutro. AVIA Marees da conta de uma estação inovadora que combina a paisagem poética e suave de Wieringen, com um caráter utilitário e robusto.
Arquitetos: Knevel Architecten
Arquiteto Responsável: Benjamin Robichon
Equipe de Projeto: Dirk Jan Schaap, Ramon Acha Valls, Jacques van Adrichem
Informação Complementar:
Engenharia: ABT
Fotografias: John Lewis Marshall
Área: 4290 m²
Ano: 2012
Localização: Havenweg, 1779, Den Oever, Holanda