O projeto, chamado administrativamente de “Reabilitação da Praça da Velha Escola Menor de Archidona”, localizado na Plaza Ochavada e Rua San José combina dois tipos distintos de intervenção, que consiste, por um lado, agindo sobre o edifício histórico que dá face à praça. Busca-se principalmente uma redefinição conceitual do seu funcionamento e que potencialize suas características estruturais e, ao mesmo tempo, a abordagem de um edifício novo de frente para a fachada da rua San Jose, a qual possui sua própria capacidade e especificidade.
O projeto utiliza a ordem do programa solicitado tornando-o compatível com as capacidades espaciais existentes no edifício histórico e também propõe um novo volume para as partes do novo programa cultural.
Para este fim, propomos dois tipos de intervenções, de um lado, para recuperar, tanto quanto possível a construção do séc. XVIII, locamos as áreas dedicadas à sala do prefeito e a Câmara Municipal, e no outro lado da parte nova acomodamos o programa cultural: hall, salão de exposição, restaurante no térreo e escritórios nos níveis superiores.
Anexado ao edifício histórico, este novo volume é um prisma de vidro escultural de independência marcado pela configuração e materiais, em que uma “cortina de vidro” é projetada para controlar a luz, resolver a transição entre o velho e o novo, obscurecendo a linha de intersecção de seus respectivos planos da fachada.
Arquitetos: Ramón Fernández-Alonso y Asociados
Arquiteto Responsável: Ramón Fernández-Alonso
Localização: Archidona, Andalusia, Espanha
Fotografias: Fernando Alda