Nesta residência em terreno de aproximadamente 1000m2 e com declive para a face posterior, no Jardim das Bandeiras, proximidade do Sumaré, os arquitetos pretenderam distinguir, no partido adotado, o volume superior, ocupado pelos dormitórios da área térrea, destinada às demais atividades da moradia , fazendo com que as paredes externas, em forma de triângulo, se dirigissem diretamente ao solo, descompromissadas da grande laje ajardinada que cobre as salas.
Para essa laje, abrem portas os 4 dormitórios que olham para o Norte, tendo assim contato direto com o verde, local de onde se descortina bela paisagem. A grande área de estar é parcialmente envidraçada, estando a sala de jantar voltada para o pátio interno, onde há um espelho d´água.
Num dos terraços cobertos foi executado grande painel cerâmico de Lula Cardozo Ayres. Toda estrutura de concreto armado foi deixada aparente.
RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E ATUALIZAÇÃO PROGRAMÁTICA
Com poucas e decisivas intervenções, traz-se para as demandas atuais a arquitetura moderna da casa. (Lemos e Corona, 1961)
Com o uso adequado de materiais contemporâneos, imprimi-se na casa uma linguagem arquitetônica atual, diferenciando-a do original (harmonia complementar).
Flexibilidade de usos:
Criar ambientes que possam, através de rearranjos de mobiliário e não da arquitetura, receber diferentes usos e programas ao longo da vida da nova casa.
PROPOSTA:
Liberar os espaços: remover paredes, aumentar ambientes e permitir que a beleza da casa seja amplamente vista e percebida.
Aproveitar melhor os amplos espaços existentes, sem criar muitos fechamentos.
As poucas paredes novas se destacam com elegância e personalidade: o uso da pedra.
As novas ambiências criadas recebem tratamento atual, complementando a boa arquitetura existente com novas materialidades:O uso da madeira (certificada, sustentável)
Os generosos espaços exteriores são mais bem aproveitados e integrados ao interior: deck integrado salas com piscina‐raia, deck com churrasqueira e forno pizza elevado (integrado à varanda) com sombreamento (pergolado madeira), jardins superiores integrados aos banheiros e dormitórios.