IV Seminário DOCOMOMO SUL, com o tema PEDRA, BARRO E METAL: norma e licença na arquitetura moderna do cone sul americano. 1930-1970, promovido pelo PROPAR-UFRGS (Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a realizar-se durante os dias 25 a 27 de março de 2013 no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.
O evento é co-promovido pelo DOCOMOMO Brasil e DOCOMOMO Rio Grande do Sul sediados no programa assim como pelo DOCOMOMO Paraná, o capítulo brasileiro e braços locais da organização internacional empenhada na documentação e conservação do movimento moderno em arquitetura. Tem o apoio da Uniritter, via seu Núcleo de Projetos e Laboratório de Teoria e História da Arquitetura. O seminário se enquadra na série dos seminários DOCOMOMO, já consagrados como o principal evento sobre a arquitetura moderna no país. Desde 1995, já foram realizados 9 Seminários DOCOMOMO Brasil, 3 Seminários DOCOMOMO São Paulo, 4 Seminários DOCOMOMO Norte-Nordeste e 3 Seminários DOCOMOMO Sul, 2 Seminários DOCOMOMO RJ e 1 DOCOMOMO MG. Note- se que, dada a situação de Porto Alegre, o Seminário DOCOMOMO Sul é na verdade um seminário internacional no seu escopo. O material no seu site www.ufrgs.br/docomomo está sendo publicado tanto em português quanto em espanhol e inglês.
O seminário quer recordar a importância técnica, formal e simbólica da pedra, do barro e do metal para a arquitetura moderna em terras sul-americanas, incluindo todo tipo de componentes técnico-construtivos feitos a partir desses materiais (blocos, paralelepípedos, placas, tijolos, perfis, telhas, revestimentos cerâmicos, etc). Visa examinar, revisar e discutir as diversas maneiras como arquitetos e engenheiros da região abaixo do paralelo 22 reagem no período 1930-70 às potencialidades e problemas da pedra, do barro e do metal enquanto estrutura, cobertura, compartimentação, pavimentação, revestimento, mobiliário, como respondem a uma condição orgânica carregada de conotações naturalistas e a uma capacidade de industrialização e/ou mineralização inovadoras, como se enquadram nos discursos e nas práticas do período, em que medida referendam norma ou constituem licença, como se comparam com experiências pregressas e contemporâneas em outros lugares.
Nessa perspectiva, serão bem-vindos trabalhos inéditos de estudiosos brasileiros e estrangeiros tratando da documentação, conservação e análise de edifícios, componentes de edifícios e/ou espaços abertos conformes aos parâmetros geográficos, cronológicos, estilísticos e materiais que o tema propõe. As apresentações de trabalho conformes à chamada, a se desenvolver em sessões paralelas durante dois dias. Como no I Seminário DOCOMOMO SUL que versou sobre Vidro, no II Seminário DOCOMOMO SUL que versou sobre Concreto, e no III Seminário, que versou sobre Madeira, o programa começa com o exame do estado da arte no começo do período de estudo e termina com uma discussão sobre as perspectivas contemporâneas do material.
Cronograma
A Comissão Científica do IV Seminário DOCOMOMO Sul fará a seleção de trabalhos para apresentação oral com publicação ou simples publicação. A seleção será feita em duas etapas. A primeira seleção se fará através de resumo (máximo de 600 palavras), com iconografia e bibliografia. A segunda etapa da seleção definirá a categoria de apresentação do trabalho e será feita por meio da análise do texto completo. O cronograma segue abaixo:
16/12 – Data limite para envio dos resumos
07/01 – Informe da seleção dos resumos
17/02 – Data limite para envio do texto completo
03/03 – Informe da categorização dos trabalhos
25/03 – Abertura do evento.
Para mais informações sobre o evento e sobre as inscrições, acesse o site do evento: http://www.ufrgs.br/propar/ivdocomomosul/