Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Lucernas localiza-se em Catemito, 20 km ao sul de Santiago, no vale central do Chile. A casa é implantada em um terreno plano no sopé do Cerro Chena, onde há uma variedade de pontos de vista.
É dividida em duas áreas: a privada, onde estão os dormitórios e a pública, onde a sala de estar, jantar e áreas de serviços localizam-se. A estratégia arquitetônica pousa um volume em um nível que resolve o programa linear, permitindo que todos os locais tenham vista para o Cerro Chena e orientação norte.
Para tornar os pontos de vista ainda mais dramáticos em relação à paisagem, volumes verticais e horizontais foram extrudados. Assim, conformaram claraboias, tetos altos e tensão visual para a paisagem. Da mesma forma, formaram-se de espaços intermediários utilizados como terraços.
A localização de aberturas e claraboias reflete a necessidade de criar ventilação cruzada, mantendo temperaturas agradáveis durante o verão.
Os materiais utilizados para o projeto são alvenaria reforçada, um material típico da região. O exterior da casa foi rebocado e pintado de cinza escuro, contrastando com as esquadrias de alumínio brancas usadas nas claraboias e janelas. O interior da casa é também branco.
O piso plano pretende ter o máximo de flexibilidade na área pública. Os recintos podem formar um único espaço, quando a porta de correr que separa a cozinha da sala de jantar é aberta, escondendo o muro que delimita o terraço.