- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de arquitetura e cenografia para o evento Virada Digital 2012 está integrado num conceito geral de um espaço multi-sensorial e narrativo. Uma experiência imersiva onde o público se converte em "jogadores" ativos criando e recriando o tempo real, o espaço, mediante a manipulação de sistemas de iluminação e instalações audiovisuais.
A arquitetura como interface, como prolongação do espaço virtual e vice-versa. O entorno natural que recebeu o evento corresponde com um clima de fortes ventos e uma incidência solar típica para essa latitude no lado sudeste brasileiro.
Consiste em dois módulos infláveis de 80m² e outro de 400m², feitos de membranas de polímero e um sistema de iluminação incrustado de LED RGB.
Utilizamos softwares geradores para aproximar nossas formas finais e exteriores a organismos naturais. As membranas são aerodinâmicas e podem se dobrar segundo os golpes do vento lateral, absorver a força das chuvas verticais e controlar a luz solar natural através do uso de diferentes polímeros combinados na mesma "pele". No interior, a mesma membrana é utilizada como superfície de projeção para a iluminação e a informação.