Projetado pelo escritório PMG, a proposta vencedora do segundo prêmio do concurso para a Praça do Mercado Sustentável em Casablanca é admirável, mas só se revela parcialmente e, gradualmente, no uso de uma variedade de diferentes elementos arquitetônicos. Sob as imensas galerias arqueadas, tanto arejadas como luminosas, os arquitetos tentam entender as milhares de riquezas do lugar, tantas fragrâncias e cores vibrantes desconhecidas, sabores atraentes, e especiarias coloridas. De um arco para outro, de um fornecedor para o outro, de um ambiente para o seu contrário. Mais imagens e a descrição pelos arquitetos abaixo.
Arcadas antigas magníficas, conforme captam nossa atenção e nos questionam discretamente, atravessando inumeráveis interstícios de luz, nos fazem notar vários detalhes de uma arquitetura que se deleita em ser descoberta pouco a pouco, por cada elemento, cada escultura, cada relevo, cada sombra, cada ângulo.
Podemos sentir que este é apenas o começo de um universo fascinante. Tendo passado a sequência de arcos, nos pegamos já nos perdendo no que está à frente, passarelas e caminhos diferentes, chegando gradualmente a portaria implícita, deixando-nos guiar em direção a luz mais intensa, uma abertura para o céu, para uma área ocupada por um mercado, em direção ao coração da Medina.
Movimento, sombra, uma certa comoção, uma certa estabilidade: é o coração da riqueza económica do Marrocos. Intriga e desejo tornam-se mais presentes, o desejo de se aventurar em direção ao centro, o desejo de compreender.
Onde os corredores se encontram, no centro deste mundo insondável, mais uma vez, sentimos a presença de uma luz forte, uma abertura para o azul, o coração do mercado.