-
Arquitetura: Platform Architectures
-
Fotografias:Jerome Ricolleau
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento que completa o programa de composição urbana da cidade de Hérouville-Saint-Clair é um centro empresarial à oeste da Place de l'Europe. Os requisitos do programa - o centro de emprego local, uma incubadora de empresas e um restaurante - impõe restrições sobre o layout do centro que foram superados pelos três volumes primários sendo montados em um desequilíbrio aparente.
O elemento simbólico do projeto, o jogo sutil de acumulação e deslocamento das massas, gera um desconforto no espectador: é um ataque delicado sobre as leis básicas da gravidade. O edifício foi concebido para ser lido a partir de duas perspectivas: em primeiro lugar, há a base, que segue as linhas de força da cidade e da paisagem, e então há a verticalidade assumida e declarada. A fachada do prédio traz objetivos urbanos e arquitetônicos em convergência, e até mesmo os de desenvolvimento sustentável.
Os estratos horizontais de bronze de cor de alumínio se integram com as linhas das telas de sol em uma arritmia vertical, otimizando o controle térmico e proteção contra o sol dentro do edifício.