-
Arquitetura: TJAD Original Design Studio
- Área: 3000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Zhang Siye - Wang Yuan - Sun Jialong
Descrição enviada pela equipe de projeto. A chaminé da estação de energia de Nanshi, que possui 165 metros de altura e está próxima do Rio Huangpu, tem sido bem conhecida desde que foi transformada em um termômetro enorme na Expo Shanghai 2010. Próximo a ela, a construção da estação principal da fábrica está recém revitalizada como o museu para a nova arte contemporânea de Shanghai, chamada de Power Station of Art. Como resultado, surge uma enorme demanda de estacionamentos.
É um grande desafio construir uma garagem ao pé da chaminé, uma vez que o local é muito limitado. Com o volume de 100 × 20 × 9 m, o edifício estende-se ao longo das estradas e abraça a chaminé em um "U", respondendo ao pátio norte do museu. Os suaves acabamentos fundidos em concreto dialogam com o concreto bruto e de estrutura exposta. Assim, demonstrando respeito ao edifício da antiga fábrica. A contínua faixa de 150 milímetros de espessura de acabamento fundido nas dobras das paredes de concreto envolve todos os programas: estacionamento de carros, de bicicletas e rampas nas duas extremidades.
Através da longa janela no segundo andar, as copas das árvores ao lado das estradas e ainda o lado oposto do rio Huangpu são apreciados. A plataforma da cobertura com 1000 m² proporciona um espaço vivo para diversas atividades. Seu nível de altura (9m) permite que as pessoas olhem sobre as copas das árvores e vejam as margens do rio. Uma ponte branca é adicionada, conectando o edifício principal e a chaminé, a fim de satisfazer a futura função de exposição na chaminé. Duas escadas triangulares são penduradas na parede de concreto sem colunas adicionais e pode-se sentir a chaminé mais palpável quando vagando nas escadarias. Uma pequena ponte liga a garagem e a chaminé, criando interação. Quatro claraboias fornecem iluminação natural e melhoram a percepção dos visitantes. Os seixos brancos no segundo andar permitem que a luz permeie sobre o espaço e o padrão escavado na parede de concreto reflete o contorno das escadas de incêndio de escape no edifício principal. Na verdade, desde o início do projeto, os arquitetos decidiram deixar múltiplas possibilidades para a função de segundo andar, que poderia ser o estacionamento de bicicletas, estúdio de arte, ou café, etc.