A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura de Urbanismo encerra o ano letivo de 2012 com uma aula aberta do Estúdio de Arquitetura equatoriano, Al Borde , em 11 de dezembro, às 19 horas, no auditório da Aliança Francesa.
Os arquitetos David Barragan e Pascual Gangotena, que fundaram o Al Borde em 2007, vão ministrar palestra falando sobre os projetos deste estúdio colaborativo e experimental, que se concentra em resolver necessidades reais com base no material disponível, sejam recursos sociais, ou materiais físicos.
O coletivo realiza o trabalho a partir da complexidade específica do problema, mas com uma perspectiva integral, uma exploração que os levou a interdisciplinares colaborações com músicos, artistas, designers, publicitários, etc. A força de suas construções está enraizada em sua engenhosidade projetual de unir respostas arquitetônicas objetivas a percepções subjetivas do usuário, resultando em sistemas construtivos híbridos que combinam o tradicional com o contemporâneo, integrando também a direção de energias sociais e comunitárias para realizar suas obras.
O Al Borde tem ministrado conferências e workshops nacionais e internacionais e recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos, dentre os quais se destaca, em 2012, o Schelling Architecture Prize 2012, promovido pela Fundação Schelling Architecture da Alemanha, que promove e atribui prêmios às contribuições para a teoria e história da arquitetura. Também recentemente foram premiados na XVIII Bienal Panamericana de Quito , com um prêmio Nacional e outro Internacional.
Esta palestra, que é gratuita e aberta ao público, encerra as atividades do ano letivo da Escola da Cidade. David Barragan e Pascual Gangotena foram convidados pelo curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, que discute, por meio da arquitetura, a formação cultural dos países da América, a partir da própria condição geográfica e histórica.
O último módulo discutido pela pós, em 2012, tratou do Equador e, para 2013, a proposta será estudar os países Venezuela, Argentina, Chile e México. Voltado a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema, o curso tem a ideia de refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro de 2013 no site da Faculdade.
Os professores coordenadores da pós-graduação e organizadores do evento, Fernando Viégas e Alvaro Puntoni, destacam a importância desta aula aberta pela troca de experiências. “É uma oportunidade de refletirmos sobre a prática profissional, redefinindo-a contemporaneamente a cada trabalho, através das escalas e possibilidades. São questões universais estabelecidas a partir de uma realidade, de um lugar”.
Local: Auditório da Aliança Francesa - Rua General Jardim, n.º 182 (próximo ao Metrô República).
Data: Terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Horário: 19 horas
Mais informações: www.escoladacidade.edu.br
Gratuito
Aberto ao público
Assessoria de Imprensa
Camila Regis
assessoriadeimprensa@escoladacidade.edu.br
Tel.: (11) 3258-8108 / Ramal 231