Descrição enviada pela equipe de projeto. Onjuku é um resort costeiro popular e uma cidade pesqueira na costa pacífica de Chiba, a cerca de uma hora e meia de trem de Tóquio. A casa se situa atrás de um penhasco, a 300 metros da famosa praia local, de areias brancas. Construído para um casal estrangeiro – o marido é um surfista de alma -, que vivem e trabalham em Tóquio, este refúgio de fim de semana será sua residência fixa após suas aposentadorias.
A entrada oculta da casa é servida por um genkan japonês, separando a casa de um galpão embutido para pranchas de surf e bicicletas. Este túnel semelhante a uma varanda externa liga a entrada traseira e o deck de madeira, que incorpora banco e floreira. Persianas corrediças de madeira através do beiral sul, fecham a casa de forma segura para protegê-la de tufões sazonais.
Da estrada, a casa mantém um perfil baixo intencionalmente. Sua linha austera e revestimento manchado são provenientes de cedro japonês nativo. Voltando da praia, um chuveiro externo descoberto particular leva diretamente para o banheiro com azulejos. Um jardim íntimo oferece um cenário tranquilo para a banheira de imersão.
O revestimento escuro contrasta com o interior iluminado e arejado. O espaço de estar em pé direito duplo é ocupado por uma caixa de madeira que suporta um espaço de loft acima e contém o dormitório principal e o banheiro abaixo. Com um detalhamento cuidadoso, incorpora a escada e portas que fecham os dormitórios privados.
Sentado à mesa embutida no andar superior, pode-se contemplar o mar em busca de inspiração. O telhado raso é acessível através de uma escada que se estende para uma grande claraboia pivotante. Como a residência é para entretenimento casual, os espaços de loft e o escritório inferior forrado em madeira, podem tornar-se dormitórios de hóspedes.
A casa é baseada em princípios de projeto passivos. Os generosos vidros ao sul são protegidos da insolação no verão pelos beirais. Ventilação cruzada captura a brisa fresca do mar. Perfurações no guarda corpo de madeira promovem uma circulação de ar e escondem os condicionadores de ar. No inverno, o forno a lenha fornece energia térmica renovável.