-
Arquitetura: Rene Schmid Architekten
- Área: 11 m²
- Ano: 2012
-
Fabricantes: Novatop
Edifício
A estética e a ecologia convergem na arquitetura de Umwelt Arena. Uma característica surpreendente é a estrutura cristalina da cobertura com sistema fotovoltaico integrado no edifício. Isto é projeto intencional. A grande sala (Arena) constitui a peça central e transmite uma atmosfera aberta e acolhedora.
O calor é utilizado para esfriar no verão e esquentar no inverno. Isto se faz por meio de uma rede de distribuição (TABS) nos pisos de concreto e um sistema de tubos enterrados debaixo da placa do nível do estacionamento inferior. A água fria circula pela rede de tubulações no verão, água quente no inverno. A água que circula utiliza a diferença de temperatura no coletor do solo e os grandes tanques de armazenamento público para depositar o excesso de calor ou frio do interior do edifício no meio de armazenamento, de acordo com a estação do ano ou requisitos. Qualquer excesso de calor ou frio que não possam ser acomodados pelos depósitos de água se armazena no coletor do solo. O equipamento utilizado neste inovador sistema funciona com energia solar e se faz possível a execução de um edifício Carbono-neutro.
A instalação fotovoltaica integrada na cobertura produz mais eletricidade (livre de CO2) do que a necessária para o funcionamento do edifício.
Exibições
Umwelt Arena ajuda aos visitantes a experimentar e entender a sustentabilidade e a tecnologia ambiental. Os visitantes poderão encontrar informação e produtos sobre o tema da “vida moderna” sob o mesmo teto. Os especialistas e as pessoas comuns podem familiarizar-se com o tema em uma superfície de 5.400m² e comparar tecnologias, produtos e serviços sobre o campo – de uma maneira clara e prática.
Um ambiente único para seminários, feiras, convenções, eventos e banquetes. Várias salas de usos múltiplos estão disponíveis para as ocasiões que vão desde pequenas reuniões até grandes eventos.
O projeto foi premiado recentemente com o prêmio “2012 Norman Foster Solar Award”.