-
Arquitetura: Ector Hoogstad Architecten
- Área: 2750 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Kees Hummel, Jeroen Musch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pier K é uma organização responsável pela promoção cultural e atividades de arte-educação em Haarlemmermeer. O desafio do projeto foi o de encontrar um equilíbrio entre o desejo de um edifício proeminente por um lado, e sobre a necessidade de um edifício acolhedor e discreto, por outro. Em outras palavras, não um templo cultural, mas sim uma casa de clube para a cultura.
O programa complexo estende-se por três pisos. Todas as salas, no Grand Café e todas as funções de serviço estão situadas no térreo. As salas de aula de música, dança e para as artes visuais estão no primeiro e segundo andar. Elevações escalonadas e envidraçadas sugerem o local da área de entrada e do terraço. A luz do dia penetra através da elevação da entrada de vidro, mas também através do poço central do espaço limpo que percorre todo o edifício.
No interior materiais naturais foram combinados com paredes em cores vivas. As fachadas são compostas de painéis totalmente envidraçados de alumínio, com painéis de madeira de cedro vermelho ocidental, e são em grande parte revestidas de ardósia. As fachadas de ardósia foram apresentadas, aparentemente de forma aleatória, com janelas de dimensões variáveis.
Do interior, essas janelas fornecem uma gama de pontos de vista interessantes dos arredores e, por outro lado, funcionam como vitrine para as atividades no prédio. Durante a noite, quando o prédio será usado intensivamente, o edifício se transforma em um carvão incandescente no novo coração de Nieuw Vennep.