-
Arquitetura: Cino Zucchi Architetti
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os túneis são "feridas" provocadas na terra para facilitar os movimentos humanos. As suas histórias são antigas, gloriosas e sangrentas, mas as técnicas de hoje foram aperfeiçoadas ao ponto de fazer a escavação semelhante à uma cirurgia endoscópica.
O novo túnel Vedeggio-Cassarate que liga a área pelo estádio de Lugano para a rodovia Milão-Zurich já provocou uma grande transformação urbana na região, que se tornará o ponto de nova entrada para a cidade pelo norte. Enquanto se aguarda a conclusão da ligação com a estrada existente, a entrada/saída do túnel pelo lado Cassarate precisava de um arranjo temporário para selecionar as obras estruturais antes que a segunda fase da implementação fosse concluída, que fosse misturado com a paisagem circundante.
Uma idéia simples, ou seja, a repetição de uma série de pólos em madeira de abeto com seções retangulares, de comprimentos diferentes, torna-se complexo pela possibilidade de moldar essas formas por meio de programas de design paramétrico. A "superfície regrada" (a definição geométrica de uma superfície curva obtida com seções retilíneas que giram no espaço) se movimentam de acordo com os limites orográficos e a visão cinematográfica de pessoas que estão em velocidade. Uma grande "tela" sinuosa alcança alturas de 10 metros e é ondulante entre as formas côncavas e convexas, se torna por vezes permeáveis ao olho, às vezes opacas, depende dos pontos de vista. Constitui uma espécie de "escultura ambiental", que caracteriza a entrada da cidade. Uma canteiro de seixos brancos esconde o ponto onde a pólos entram no terreno, tornando cada detalhe estrutural invisível a favor de uma percepção mais pura do movimento e das diversas peças, da luz em diferentes momentos do dia e estações.
Cino Zucchi Architects originalmente ganharam o concurso para o plano da cidade de New Cornaredo District como parte de uma equipe, incluindo Federico Oliva Associati, o grupo Land and the Class, e agora são responsáveis pelo projeto arquitetônico deste elemento, que possui cerca de 250 metros de comprimento , Mauri & Banci Engineers SA fizeram parte da consultoria estrutural com a supervisão do Departamento de Território do Cantão Ticino. Assim, o projeto torna-se um gesto simples, mas significativo de transformações futuras que tornarão esta área o novo portal para Lugano no norte.