- Área: 300 m²
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Fotografias:Sebastián Suárez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Expo CIHAC é a maior exposição de arquitetura e construção da América Latina. Como muitas outras exposições, cria uma grande poluição ambiental pelo excesso de lixo e desperdícios que gera. Quase todos os pavilhões das diferentes marcas e produtos relacionados com a indústria de arquitetura e construção, terminam no lixo. Preocupados com essa situação, foi exposto aos diretores da Expo CIHAC uma proposta de um pavilhão sustentável, de baixo custo e que não gera resíduos e que poderia servir de exemplo para futuras exposições.
Inspirados no movimento de Upcycling, que consiste em converter lixo e produtos em desuso em novos materiais ou produtos de uma melhor qualidade ou ainda com um melhor valor ambiental, concebemos um pavilhão construído exclusivamente com caixas de refrigerante empilhadas umas sobre as outras. Primeiro, apresentamos o projeto à Coca Cola para conseguir que nos patrocinassem e nos emprestassem as caixas de plástico que usam para o carregamento e transporte de seus refrigerantes. Já que acharam o projeto bastante interessante e seguindo a linha de seus programas de sustentabilidade e responsabilidade social, não apenas nos emprestaram as caixas, como também se ofereceram para pagar seu transporte.
Depois, convencemos os diretores da Expo CIHAC a nos deixar construir a cafeteria da exposição, a qual nunca se deu muita importância nem um projeto específico, com 5.000 caixas de refrigerante nos moldes de um Pavilhão Upcycling. Além das qualidades estéticas e as virtudes ambientais e sustentáveis, nosso melhor ganho de venda foi que não custaria um centavo à organização da Expo.
Como nunca antes tínhamos construído um pavilhão com caixas de refresco, esperamos que chegassem as 5.000 caixas três dias antes da inauguração da exposição, e através da experimentação no local e tentativa e erro o pavilhão foi erguido. As caixas foram empilhadas umas em cima das outras e amarradas entre si com um pequeno cinto de plástico para formar as paredes. As curvas das paredes não são gratuitas, elas dão estrutura e nos permitiu chegar até 5 metros de altura. As paredes terminam em diagonais que chegam ao piso porque isso as confere maior estabilidade.
Ainda que Upcicling leve bastante tempo, nunca se havia feito algo assim em mais de trinta anos de exposição. Serviu como um exemplo de soluções não convencionais para gerar pavilhões de baixo custo e que não geram resíduos ou contaminação ambiental. Quando terminou a exposição, o pavilhão foi desmanchado e os cintos de plástico foram recolhidos para serem reciclados mais tarde. As caixas foram devolvidas a Coca Cola para seguirem cumprindo sua função para qual foram concebidas, transportar refrigerantes.
Upcycling Pavilion / BNKR Arquitectura from ArchDaily on Vimeo.