- Ano: 2011
-
Fotografias:Jose Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, dos arquitetos Anna Puigjaner e Guillermo Lopez, do MAIO design team, envolve a conversão de um espaço que anteriormente abrigava uma lavanderia em um estúdio aberto para profissionais de diferentes áreas de arquitetura e design.
Os 40 metros de comprimento do edifício eram um espaço contínuo, com seções variáveis e muito pouca luz. Assim, a proposta centra-se na abertura de um pátio, literalmente concebido como uma sala exterior, para melhorar a iluminação interior. Este pátio divide o espaço inicial em duas áreas. A parte frontal abre-se à rua e deixa uma área livre para acomodar atividades relacionadas ao público, como reuniões, eventos, exposições, entre outras. Enquanto a parte traseira abriga uma mesa de 12,5 metros de comprimento e destina-se como o espaço de trabalho principal.
A espessura e o calor das três novas janelas amplas abertas no pátio foi cuidadosamente pensado, tornando-se um lugar para estadia, que permite desfrutar do espaço exterior enquanto transforma os limiares intermediários em espaços habitáveis.
O resto do espaço é respeitado sem ser substancialmente modificado. Foi apenas pintado com tinta branca, afetando minimamente um local que se encontra ainda presente na memória popular da vizinhança e seus habitantes.