No dia 27/08, foi escolhido por júri popular o novo projeto de revitalização do Mercado Distrital do Cruzeiro, em Belo Horizonte, MG. O concurso, foi realizado pelo departamento mineiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG), e seu objetivo era a propor a prefeitura de Belo Horizonte projetos de revitalização da edificação e do entorno.
A etapa final da premiação de Arquitetura Viva o mercado! foi realizada no próprio local e contou com a presença de 482 pessoas, dentre moradores, trabalhadores, professores e arquitetos, que votaram e discutiram os três projetos finalistas que seguiam diretrizes propostas pela Associação de Cidadãos do Bairro Cruzeiro (Amoreiro) e pela Associação dos Comerciantes do Mercado (Acomec).
1° lugar
Projeto nº 06 – 203 votos
AL Arquitetura
Equipe: Francisco Albano Andrade, Gian Paolo Lorenzetti e Rodrigo Ferreira Andrade
Mantendo a estrutura original do prédio, a proposta escolhida cria uma praça em frente ao prédio da qual parte uma rampa, integrada à estrutura do mercado e que a separa em dois níveis, sendo que o nível superior é destinado para espaço gourmet e bares. O projeto prevê mais 60 lojas no centro de compras e um estacionamento subsolo com 770 vagas, quadras poliesportivas e uma torre panorâmica como ligação entre o Parque Amilcar Vianna Martins e o Mercado.
2° lugar
Projeto nº 01 – 179 votos
João Diniz Arquitetura
Equipe: João Antônio Valle Diniz, José Luiz Baccarini Neto, Pedro de Carvalho Guadalupe e Marcílio Gazzinelli
O edifício foi pensado como um jardim vertical próximo à encosta, com 936 vagas de estacionamentos e lojas no térreo. Nos extremos, dois prédios acoplados, com 60 unidades habitacionais ou comerciais cada. O mirante do Parque Amilcar Vianna Martins avança sobre o topo do edifício. A proposta previa uma praça com caramanchão, equipamentos de ginástica, árvores frutíferas e horta em frente ao mercado, que receberá placas de geração de energia elétrica sobre o telhado. Além do mais, sugeria ocupação do tipo gourmet para espaços ociosos do centro de compras.
3° lugar
Projeto nº 03 – 97 votos
Arquitetos Associados
Equipe: André Luiz Prado, Alexandre Brasil, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel, Paula Zasnicoff, Pedro Lodi e Rafael Gil Santos
A comissão julgadora considerou que a organização espacial das intervenções positivamente racionais, oferecendo clareza de leitura e funcionalidade aos seus usos. Este edifício aproveita o talude lateral existente entre a FUMEC e o Mercado com uma única edificação, com vista do Parque Amilcar Vianna Martins. O projeto preserva a sua configuração original do Mercado não interferindo diretamente no parque.
A partir de amanhã, publicaremos em detalhes cada um dos três primeiros colocados.
Fonte: IAB-MG