-
Arquitetos: Studio Meyer e Piattini
- Área: 210 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Paolo Rosselli
Descrição enviada pela equipe de projeto. As cinco unidades unifamiliar são construídas em uma área a leste da Collina d’Oro e próxima do antigo núcleo de Barbengo. O terreno baixa para leste e para sul, e abre-se para o norte.
Resquícios de antigas vinhas que uma dia já forneceram uvas para a produção de vinho, que são característicos de áreas como esta, estão presentes por todo o terreno.
As cinco casas estão posicionadas de tal maneira que criam um complexo único e articulado em diferentes níveis, a fim de acompanhar a topografia natural do terreno, ao mesmo tempo em que une o a área verde ao seu redor, como se todos eles tivessem um jardim comum. Cada unidade é diferente em planta, com 140 metros quadrados de área, e construídas em dois níveis, o nível dia, e o nível noite.
A zona dia está no nivel do jardim (mais baixo), com uma única e aberta sala de estar. A zona noite está no nível superior (entrada). Os espaços principais são orientados para o sul e o leste, com vista para o vale.
O projeto é concebido com o objetivo de ser eficiente na economia de energia e quanto às preocupações ecológicas, com o uso de painéis solares instalados na cobertura do estacionamento de cada unidade.