-
Arquitetos: Mata y Asociados; Mata y Asociados, Euroestudios, A2V ingenieros
- Ano: 2010
-
Fotografias:Juan K. Ayala
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em um terreno no final do Campus Miguel de Unamuno da Universidade de Salamanca. Sua topografia é acidentada, com 6 metros de diferença entre o ponto mais alto e o mais baixo. Nestas condições, a proposta de implantação se incia a partir de uma aproximação topográfica em dois níveis diferentes, permitindo acesso diferenciados dependendo dos usos (acesso de veículos e acesso de pedestres no nível mais baixo e mais alto, respectivamente).
A solução adotada leva à construção de um edifício único e compacto, com uma máscara semi-transparente contínua inspirada no processo de codificação genética, atrás do qual a planta é organizada em torno de oito grandes buracos verticais funcionais (quatro internos e quatro anexados à fachada), obtendo, assim, um interior permeável iluminado por luz natural. A compactação do programa também permitiu-nos liberar uma porção maior do terreno, e projetar platôs com terraços/paisagens que permitem a coexistência de áreas externas de lazer e faixas de estacionamentos controladas.
O auditório de forma ameboide, localizado na extremidade norte do edifício, se configura (formal e construtivamente) como um elemento diferencial que marca a estrada principal do edifício. Na outra extremidade, grandes apoios de concreto abrigam o espaço de exibições (a outra grande área de acesso) e guarda os tanques de gás criogênico.