-
Arquitetos: Pfarré Lighting Design
- Área: 4800 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Markus Tollhopf
Projeto
O projeto da estação de metrô em Hamburgo da Universidade de HafenCity reage de maneira associativa com as identidades locais que se manifestam na cidade portuária: responde às cores das fachadas de tijolos com a mudança das estações, e a mudança de luz durante o dia, com as super estruturas massivas das gruas, e o oceano como módulos de contêiners de carga.
Doze contêiners de iluminação foram desenhados para este projeto. Cada conteiner pesa 6 toneladas e incorpora um sistema RGB-LED, com 280 LED cada um.
Conceito Iluminação
A ideia: captar a luz em recipientes.
De forma imponente, poderosos objetos são encontrados dispostos em séries, capazes de se afirmarem junto com o aço. Eles personificam a "correria" do porto de Hamburgo.
A associação formal a um contêiner de carga é evidente, a dimensão é exatamente a de um contêiner de 6,5 x 2,8 x 2,8 m. O conteúdo desta estação de metrô, define-se pelo aço, a luz, a cor e a reflexão.
Cenas predeterminadas podem ser utilizadas para o dia e para a noite, reagir às diferentes estações, quando um trem se aproxima, e simplesmente criar uma sensação visual à espera.