-
Arquitetos: Moh Hack & Partners
- Área: 348 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Marc Tey
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma plataforma acidentada no fim do caminho, a residência é construída em um terreno estreito e longo. Os pontos de vista do edifício existente não são realmente interessantes, mas a área é calma e privada.
Considerando a condição já existente do terreno, o limite da Casa Kiarong é marcado uma com vegetação luxuriante para obscurecer as vistas menos interessantes. O espaço de vivência comum goza de um aspecto aberto e arejado, conectado-se com as relaxantes vistas da vegetação plantada dentro do limite de casa.
Arquitetura como espaço externo
O tema principal do projeto é como mesclar o andar térreo, espaço de convívio da família, com a vegetação e a natureza circundantes . O desafio é como esmaecer os limites de isolamento entre o espaço de vida e o da natureza.
Todos os componentes da estrutura, tais como, paredes, pilares, tetos e cobertura, não são usados simplesmente para definir fechamentos. Um estudo de todos esses elementos estruturais e composição definem o espaço térreo da casa, como um espaço de fluxo livre e aberto para a natureza.
As paredes internas são mantidas como minimalistas, puramente para servirem à função de cada cômodo e proteger a privacidade dos moradores.
A parede de pedra natural é ultrapassa o limite da residência, orientando-se à uma área aberta de vegetação natural. Dentro do perímetro do terreno, os moradores podem desfrutar de uma vista exuberante da vegetação plantada e uma série de árvores do entorno, além de colinas no plano mais distante.
Os telhados inclinados são levantados para o céu, criando um ângulo de vista expandido para o exterior. A combinação desses elementos dispersa os limites e ilumina o espaço de vida, com um sentido de fluxo e continuidade.
Ao invés de usar grandes pilares para suportar o telhado inclinado, a cobertura da sala de estar e de jantar são suportados por alguns finos tubos inclinados que apagam o peso visualmente. Ao mesmo tempo, esses tubos inclinados também estão apoiando a viga de aço, ao longo de toda a porta de vidro e janela de vidro auto portante, para criar um espaço com uma sensação mais leve e arejada.
O espaço comum é conscientemente projetado para permitir que os moradores experimentem uma vida em conexão com a natureza. Todos esses elementos naturais, como a brisa suave; a suave luz natural que passa através dos galhos de árvores, como se estivesse em uma floresta; os sons das folhas farfalhantes, pássaros cantando e as gotas de chuva, são todos parte da vida dos moradores.
A Kiarong House é projetada na busca da criação de um ambiente confortável e relaxante, onde os moradores se sintam à vontade, como se estivesse andando por uma floresta, cercados pela natureza.
Espaço interior e os laços da família
Em contraste com um espaço completamente aberto no térreo, o primeiro andar é concebido como uma grande caixa fechada para garantir a privacidade da família e segurança.