-
Arquitetura: phalt Architekten
- Ano: 2008
-
Fotografias:Dominique Wehrli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na margem norte do Rio Limmat, extensivas obras de engenharia civil tornaram necessária a construção de um edifício de substituição para a oficina de metal do centro de cultura jovem Dynamo. Isso fornece uma oportunidade para reformular o terreno ocupado por prédios provisórios. Em resposta a um grande número de limitações, a área de desenvolvimento tem sido reduzida a um mínimo e surge uma espaçosa zona protegida para o trabalho e atividade através de uma saliência do grande telhado em torno de todo o edifício.
Situado em frente dos dois edifícios do centro jovem, o pavilhão em forma de cogumelo, afirma-se como um objeto autônomo e tem uma aparência confiante no passeio Limmat. A construção e seus materiais assumem o tema do metal e do seu tratamento: uma grade de perfil de aço galvanizado cobre o esqueleto da estrutura na área da fachada, do telhado e sua borda. O escudo exterior é resistente como uma armadura de proteção e dá ao edifício uma aparência homogênea e corporal. A pele exterior é fixada ao edifício a partir da matriz de ponto de malha de grade de perfil e segue a lógica do material, assim como a aplicação da rotulação.
A estrutura e as perfurações criam uma aparência transparente ou fechada de acordo com a forma como a luz entra e sua perspectiva. Isso destaca a mutabilidade do edifício, que se torna o epicentro animado do local quando as portas estão abertas - muito além da borda do telhado.