- Área: 5 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Tamás Bujnovszky
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira fase de um complexo vinícola pelo escritório de Budapeste Ekler Architect foi recentemente concluída na região de vinhos da Hungria, Somló. Os edifícios gêmeos contendo a tradicional vinícola e a adega de champanhe fazem parte de um maior desenvolvimento. Uma fábrica de maturação de champanhe e um hotel completarão o conjunto do edifício, estes estão em construção atualmente. Os edifícios individuais não foram projetados ao mesmo tempo, portanto, eles possuem características diferentes.
A partir da abordagem, eles são ocultados por uma colina artificial que combina com a topografia vulcânica da montanha Somló. Pensada na parte traseira, os interiores estão abertos e orientados para direcionar as vistas ao exterior em direção à colina e aos vinhedos adjacentes. Em contraste a adega de champanhe parece um elemento emergente do seu entorno.
As massas de concreto monolíticas evocam formas de forças geológicas com formas de fluxos de lava que aparecem em seus layouts e formas de movimentos tectônicos e túneis de lava que aparecem em suas seções.
Os espaços ao nível do solo em ambos os edifícios recebem luz do dia parcialmente e contém os escritórios administrativos, processamento e laboratórios.
As adegas obtém luz do dia apenas indiretamente e facilitam a maturação, engarrafamento, armazenamento e estatísticas.
Servir é um objetivo importante para o complexo de edifícios. A estrutura em balanço saindo da vinícola em forma de colina contém a sala de degustação dos visitantes com um panorama do campo.