Descrição enviada pela equipe de projeto. A desenhista Tamara Brazdys contratou a PLASMA para a concepção e implantação de suas lojas em dois novos pontos de venda na cidade de Medellín. Foi um desafio especialmente complexo e gratificante, pois o universo de Tamara Brazdys se move por diferentes dimensões conceituais e formais e cada elemento é, para ela, um protagonista determinante em tudo que tem a ver com a marca.
Para dar uma direção ao projeto, quisemos nos aproximar deste universo, buscando entendê-lo profundamente. Esta era a única maneira de comunicá-lo através da “frieza” e do pragmatismo de um ponto de vendas.
Tâmara Brazdys escreve desde muito nova tudo o que passa por sua cabeça e, a aprtir de um momento de sua vida, esses escritos começaram a tomar forma em desenhos que encontraram, finalmente, sua manifestação em objetos únicos e muito especiais: sapatos.
Existe, nas lojas, uma parede forrada por folhas que parece uma mistura de diário e caderno de desenhos com páginas de livros importantes, processos de ilustrações e desenhos, esquemas, contos. Este espaço é uma homenagem a sua história e à origem de sua marca.
Em uma das conversas com Tamara, falamos das coleções e entendemos que, para ela, não existem as típicas primavera-verão-outono-inverno, ou, se existem, são espaços de tempo dos quais nos aproximamos de fora, como turistas. Suas “estações” são os dias de praia, os dias de montanha, nos bosques, sob a chuva, a noite ou o sol. E são estes momentos que definem a paleta de cores que acompanha a marca e que aparecem nos pisos e em algumas peças gráficas.
Para ela, tudo é essência, pele, fibra, textura. Tamara Brazdys é um nó complexo que nasce de dentro, que tem diferentes camadas, formas e cores. As lojas estão “cobertas” por uma pele de madeira, um material em seu estado natural com uma geometria extraída da pele vista por um microscópio. Este é o elemento que o amarra tudo, que integra a história e que faz a ligação com os visitantes da loja.
Através dos materiais empregados, buscávamos nos aproximar dos processos mais naturais possíveis, elementos que nos permitissem calor, textura e funcionalidade. No piso encontramos azulejos artesanais feitos especialmente para a marca por artesãos locais e concreto polido sem nenhum tipo de colorante especial.
As madeiras utilizadas vêm de bosques cultivados para uso industrial. Alteramo-las minimamente para conservar sua cor, textura e imperfeições. A pedra tem uma cor parecida com a da marca, e foi selecionada especialmente por Tamara a partir de várias opções disponíveis. Seu formato e a maneira que foi instalada nas lojas também foram cuidadosamente estudados e definidos pela equipe de projeto e pela cliente, com apoio dos construtores.
Para o desenvolvimento da loja, contamos com o apoio de outros importantes estúdios de Medellín: VIDA ÚTIL desenvolveu especialmente para a marca uma versão de suas lâmpadas pendentes e as bancadas.
NODO nos ajudou a desenvolver o mobiliário e os trabalhos com madeira e se encarregou da produção e da montagem final em conjunto com CONTACTO ARQUITETURA.
WALLNUT STUDIO foi encarregado do desenvolvimento gráfico da marca e, juntamente com eles e com a cliente, desenvolvemos a concepção desde o início.