Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando Laura e Luigi Giordano, dois jovens empreendedores e colecionadores de arte, compraram e reformaram uma casa em Oleggio - Província de Novara - para estabelecer sua residência, decidiram utilizar parte do porão como um espaço para leitura, ouvir música e exibir obras de arte. Apesar das intenções, a grande sala - 16,6 m de comprimento, 5,4 m de largura e 2,4 m de altura - ficou inativa por alguns anos e as obras de arte da coleção foram deixadas nas caixas de madeira usadas na mudança.
Em 2011, Laura e Luigi Giordano começaram a ir frequentemente e apreciar o Spazio 33, um novo bar / cafetaria que o escritório BINOCLE havia acabado de terminado em Oleggio. Pediram, então, que os mesmos arquitetos ajudassem-nos a transformar o porão em um espaço de exposição.
No projeto, poucos elementos foram adicionados, deixando o espaço inalterado, modificando apenas sua luz, cor e atmosfera. As calhas galvanizadas - presas ao teto para sediar os cabos elétricos - são mantidas e utilizadas como suporte para as novas luzes lineares a substituindo as atuais, muito grandes e tecnicamente impróprias.
Chapas de compensado deslizantes de álamo são penduradas aos trilhos de ferro galvanizado e organizadas ao longo do perímetro da sala. Às vezes, os painéis cobrem as "janelas subterrâneas". Outras, funcionam como portas de correr para proteger e esconder duas grandes bibliotecas de madeira e uma pequena mesa.
Nos dois lados e acima de todos os painéis de compensado estão - juntamente com as paredes existentes de concreto - o suporte para exibição das obras de arte da coleção particular. No dia 6 de outubro de 2012, Laura e Giordano Luigi abriram seu porão ao público para a exposição de arte intitulada "Johannesburg", com obras de Gabriele Basilico, Pizzi Piero Cannella, Finn David, Hatoum Mona, William Kentridge, Anselm Kiefer, Naim Saba e Pascale Marthine Tayou.