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Arquitetos: ae³arquitectura
- Área: 1319 m²
- Ano: 2009
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Fotografias:Lolo Vasco
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta vencedora do concurso para a construção de um centro de educação infantil em Dos Hermanas, Sevilha, desenvolve-se em um só pavimento. O projeto conceitual do edifício busca a relação com as crianças, integrando a arquitetura, não como um mero contentor, mas como um objeto em seu espaço de atividade. "Nossa tarefa consiste em ensinar às crianças a crescer e desenvolver-se através de seu próprio esforço. Neste sentido é decisivo um entorno no qual elas possam adquirir suas próprias experiências básicas."
A organização funcional é definida por diferentes áreas que são distribuídas a partir das mais públicas para as mais íntimas, ou seja, áreas de jogos conjuntas, áreas de jogos e áreas de aprendizagem. O terreno sobre o qual é situado possui uma forma irregular, com área total de 4.050 m2, pertencente a um lote de 11.562 m², onde será executado uma ampliação posterior.
O edifício tem sua entrada principal na confluência entre duas vias que limitam o terreno, com uma expansão para facilitar o espaço de entrada do colégio, facilitando a espera e embarque dos alunos. O edifício recebe o usuário com uma cobertura, identidade visual do projeto, que protege da chuva e do sol, marcando o acesso, desta forma, dentro deste volume.
De acordo com o programa que exigia um grande número de metros quadrados de pátios cobertos, decidiu-se fragmentar estas áreas em quatro pátios menores, em vez de só um, com a função de proteção da chuva e sol nas horas de jogos ao ar livre, e um maior ordenamento das atividades. Por tal motivo, as salas agrupam-se de duas em duas, compartimentando a área de jogos externa e o pátio coberto.
Cada grupo de salas de aula, é identificado com uma cor diferente, de modo que o material de fundo neutro de cores (cor branca, na fachada de placas de concreto pré moldado) permite que as pinceladas de cores vivas nas ripas das esquadrias sejam destacadas e atuem como estimulantes sensitivos para as crianças. Além disso, permite uma clara orientação, onde pode-se associar uma classe a uma cor. As cores também são compartilhadas com os pátios e conformam uma envolvente interna contínua da mesma cor dos pares de salas de aula e das áreas de serviço, estando o acabamento interno mediante painéis de cimento-madeira e pavimentação de borracha elástica tingida.
As salas de aula estão voltadas para seus respectivos pátios, insinuando através das cores dos ripas, o mundo das crianças. As dependências destinadas aos serviços e administração são orientadas à rua principal.