Competição
IAB-MGPremio
Menção HonrosaProjeto
Residência VeredasArquitetos
Localização
Condomínio Veredas das Gerais, Nova Lima, Minas GeraisArquitetura
Gema Arquitetura e UrbanismoArquitetas
Nara Grossi e Priscila AlmeidaÁrea
222.0 m2Ano do projeto
2012Fotografias
O projeto desta moradia, inserida no plano de um condomínio em Nova Lima, orientou-se por um conjunto de pré-requisitos bem definidos pelo cliente: uma casa de pequenas dimensões, de preferência em pavimento único e que tivesse interação com a paisagem. Além disso, o cliente solicitou uma casa com personalidade, de arquitetura contemporânea, diferente das construídas na região, em sua maioria com grandes telhados e revestimentos em pedra.
O estudo partiu de um eixo central que avança pelo declive do terreno demarcando blocos fronteiriços entre o ambiente íntimo e a área social. Os dois blocos estão implantados desnivelados em meio nível, de forma a evitar grandes movimentações de terra: a casa pousa no lote. Com fachada frontal fechada para a rua, a residência tem sua indicação de acesso na intersecção dos blocos, em eixo divisor que articula a volumetria, associado a rasgos, planos e cores que fortalecem a percepção do objeto arquitetônico. A garagem saiu da fachada da casa, o que era uma das premissas do projeto. Os carros são vistos apenas lateralmente, em acesso secundário na composição da residência.
A discrição da relação com a rua se contrapõe à transparência e integração total de quando se adentra a casa. A área social conforma-se em espaço único, amplo, com seus usos do dia a dia permeáveis e expandidos em sua relação com a paisagem. Estar, comer e lazer se dão integrados, representando novos hábitos de morar.
A área íntima, meio nível acima do nível de acesso, tem maior privacidade sem perder a conexão espacial e visual com a área externa. O desnível nas lajes de cobertura permitiu a criação de rasgos em vidro para entrada de luz natural. A lavanderia está integrada à área íntima, também fruto da adaptação e praticidade de uso no dia a dia do casal.
Um jardim interno reforça a conexão entre os dois blocos, trazendo o verde da paisagem para o interior da residência. Ele permeia a área social, a circulação íntima e o quarto do casal.
A estrutura da casa, em concreto armado, participa inclusive de alguns planos de fachada, estruturadores da construção. O concreto aparente, associado a cores vivas e contrastantes, compõe a volumetria, que procurou evitar o branco como revestimento externo. Os tetos repetem a solução do concreto aparente e o piso em madeira se estende por toda a residência, exceto nas áreas molhadas, que seguirão um padrão de piso em pastilhas pretas. A variação de materiais é mínima, buscando unidade de projeto e reforçando o caráter de racionalidade e simplicidade construtiva.
O projeto dessa residência buscou responder às expectativas do cliente de forma consciente e criativa, propondo um espaço arquitetônico de qualidade, bem articulado e integrado com o entorno, com soluções construtivas simples e alinhadas com a produção contemporânea.