- Área: 82 m²
-
Fotografias:Jochen Fil
| Descrição
If dogs run free é um bar em Gumpendorfer Straße, no distrito 6 de Viena, co-propriedade de uma atriz, um restaurador, um design gráfico e dois arquitetos. O bar foi concebido como um boteco de bairro, um lugar onde os estudantes, vizinhos, e as multidões se reúnem depois do trabalho para desfrutar de uma boa bebida.
O nome, como o espaço em si, tem a intenção de convidar à fantasia. O espaço de proporções generosas, 82 m², segue o modelo de um quadro de teatro negro com o foco principal no plano de teto, ao invés de um cenário real.
Os arquitetos trabalharam o teto baixo sob o conceito Mensch und Natur, o Homem e a Natureza, que tinha por objetivo inspirar uma visão de "fantasia" do mundo natural. "Nossa instalação é uma tradução, ou melhor dizendo, a simplificação geométrica das formas naturais", acrescentou Lubroth.
| Instalação e Iluminação
A primeira instalação foi projetada e construída pelos proprietários. É descrita como uma paisagem de montanha invertida através da manipulação de um único azulejo geométrico. O mosaico de azulejos muda de tom, criando dois gradientes de cor entrelaçados. A paisagem é multiplicada pelos espelhos fixados à parede atrás do balcão.
Por debaixo do teto, as superfícies escuras e sem adornos são utilizadas para destacar a presença da instalação no teto. As paredes são construídas com uma mistura de gesso e pintura preta, já o piso apresente o asfalto como material. Todos os móveis são uma mescla de aço, assentos de MDF preto e carvalho escuro, com manchas. A iluminação é composta de um sistema flexível dos pontos do cenário e luzes estroboscópicas de construção.
A iluminação é colocada nas paredes e no teto, enquanto os espelhos estão atrás do balcão refletem uma seleção de garrafas de bebidas alcóolicas utilizadas para a fabricação dos coquetéis.