-
Arquitetos: Espinoza Carvajal Arquitectos; Kenny Joel Espinoza Carvajal e Santiago Espinoza Carvajal
- Área: 480 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Santiago Espinoza Carvajal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar, a topografia, o módulo estrutural e o sistema de organização espacial aplicado à habitação em fita.
O projeto se localiza na cidade de Loja, Equador, no bairro da Estancia Norte, um lugar que nos permite estar na cidade e ainda em contato com a natureza.
Com um terreno em uma inclinação que vai de 35% à 40% e com um potencial sobre as visuais da paisagem ao longe, a decisão foi trabalhar com varandas; posicionar as casas no nível mais alto em relação aos seus vizinhos frontais, com uma implantação vazio-cheio-vazio e seus limites entre a paisagem e a arquitetura.
As três casas particulares se configuram com um módulo estrutural de pórticos de concreto armado de 6,00 m de frente x 2 de 4,50m de produndidade. A circulação vertical interna é parte essencial do sistema de organização espacial, assim como a borda úmida que serve aos espaços internos que se definem com diferentes ações por seu uso e/ou atividade.
A casa e as ações:
1. Uma cobertura externa: de pórticos de concreto armado com divisórias de tijolos, cobertura que define o primeiro limite; a independência, o fechamento e a particularidade .
2. Um espaço configurado com o mobiliário: o segundo limíte, o permanente; os banheiros, a cozinha e as arquibancadas, e o não permanente; os closets.
3. Flexível, nos usos e limites.
4. Extende os espaços internos ao exterior.
5. Uma casa que conjuga seus limites entre o bosque e a cidade.
6. Uma casa com um sistema construtivo que pode ser repetida tantas vezes quiser, incluindo com diferentes sistemas construtivos.