Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reabilitação integral de uma habitação unifamiliar e seus espaços externos na área de Bellaterra, uma bonita área residencial da localidade de Cerdanyola del Vallès, perto de Barcelona e nas imediações do parque natural de Collserola.
Seus proprietários, uma família amante dos espaços amplos e iluminados, adquiriram o terreno por suas vistas excepcionais, mas tinham claro desde o início que precisavam de uma recuperação radical que transformasse a residência e seu entorno.
A propriedade original, situada em um terreno com declive acentuado, contava com uma edificação de 442 m² formada por um volume de dois andares mais porão e um anexo de um pavimento. Tanto o jardim como a casa apresentavam problemas fundamentais que tinham que ser solucionados. Por um lado, a residência tinha uma volumetria de tijolo a vista irregular e angulosa, com varandas e janelas de tamanho desigual e poucas aberturas ao exterior. Por outro lado, os espaços externos estavam mal erguidos, com um jardim posterior que estava a um nível inferior ao da casa e acabava em um declive tão forte que o deixava inutilizado. Por fim, a distribuição interna era estreita e escura, com muitas salas de tamanho insuficiente e corredores largos.
A proposta coloca em primeiro lugar a unificação do aspecto exterior da habitação. Para ela se igualam as dimensões das varandas e janelas existentes e se abrem novas aberturas.
A fachada frontal orientada ao Norte, quase cega e com uma varanda estreita e inútil, precisa de uma intervenção radical. para tal, antecipa-se o plano de fachada eliminando a varanda existente e alargando o espaço da sala. Em seu lugar cria-se uma grande janela de mais de 13 m de comprimento em madeira de Niangón, que integra a área de acesso a residência e conecta a sala com o jardim.
Na parte de trás, cria-se uma série de terraços externos levantados como uma extensão da edificação. O primeiro, ao nível do térreo e revestido de pedra natural Sabbia, situa-se semi-ressaltado sobre a área exposta ao sol em madeira maciça de Ipê e uma piscina de borda infinita. Desde esta plataforma, uma escadaria na mesma madeira desce ao jardim, junto ao muro de pedra da piscina. O jardim se transforma em uma série de terraços descendo, resolvidos de forma a suavizar a forte inclinação e faz todo jardim transitável.
Quanto à disposição interna opta-se pelo esvaziamento do interior e se projeta um novo programa funcional contemporâneo; criando espaços amplos formados por ambientes diferentes interconectados, com saguões localizados no centro da planta para abrigar o acesso e a comunicação vertical, unindo os espaços a ambos os lados sem necessidade de corredores. No térreo, está a sala de estar e jantar, sutilmente separadas por uma lareira de pedra maciça Sabbia, ao fundo das quais encontra-se a cozinha. A sala se abre para o terraço de trás por meio de um sistema de folhas que correm e se ocultam totalmente na própria fachada, de maneira que a frente fique completamente aberta. Pelo outro lado abre-se para o jardim frontal através de uma janela de madeira, banhando a sala de luz e criando visuais que recorrem o terreno de um extremo ao outro. No mesmo piso, do outro lado do hall de entrada, a área familiar compreende um banheiro com chuveiro, uma sala de televisão, um escritório e uma sala de música que pode ser separada do resto por meio de portas corrediças.
No piso superior encontram-se os diversos dormitórios familiares, separados por um saguão central convertido em sala de recreação para as crianças da família. O dormitório que é a suíte é formado por um closet, um escritório e um quarto com banheiro e terraço próprio.
Os acabamentos internos são o pavimento de pedra calcária Sahel polida, que reflete a luz aumentando sua intensidade; o acabamento das paredes é em branco marfim; e a marcenaria interna foi realizada em madeira laqueada brilhante cor branco marfim ou madeira tropical de Etimoé, com elegantes betas alaranjados que trazem um toque de calor em contraste com os tons brancos e brilhantes.