O projeto de Eugenio Tioni e Mario Corea recebeu recentemente o primeiro prêmio no concurso de projeto para o Recinto de Feiras de Mendoza. "A construção de um edifício das dimensões do Recinto de Feiras de Mendoza sempre significa um feito singular dentro do tecido urbano. Citando Aldo Rossi, se as residências são o tecido, estes edifícios significariam os monumentos. Ao abordar o projeto do Recinto para Feiras, dentro da área dominada pelo Parque Metropolitano e o futuro Teatro, pensamos que o projeto deveria construir cidade e não ser um objeto singular em meio a uma zona verde."
Na continuação, mais imagens do projeto e a descrição dos autores.
Esta construção de cidade a abordamos através de um projeto modular repetitivo como quarteirões urbanos dispostos ao longo de uma rua pública de pedestres de direção leste-oeste. Estes módulos estão compostos por um recinto coberto e uma área aberta. Os espaços cobertos são principalmente os salões de exposições fechados, e os espaços abertos, são os lugares de exposição ao ar livre.
Sobre esta rua de pedestres localizamos os restaurantes, banheiros públicos e os acessos principais a cada espaço de exposição, aberto ou fechado. Como articulação entre o setor residencial localizado na rua Los Periodistas e o Recinto de Feiras mantivemos o parque linear que propõem as bases, mas formando parte de um parque maior que abraça todo o edifício. Este parque atua como um fole entre as casas do bairro Condor e Andes e o Recinto de Feiras, fazendo com que a transição urbana entre eles seja mais amigável. Ao mesmo tempo, mantemos o setor das oliveiras como parte da seqüência de parques.
Na Rua Los Artesanos, propusemos uma sequencia que se inicia com a grande praça de acesso, que contem a torre que atua como que ponto de referência do recinto. Continua com um setor muito arborizado, equipado com bancos, área de brincadeiras para crianças, espelhos d'água, que desemboca no setor das oliveiras, onde se prevê colocar a área de estacionamentos. Estes estacionamentos, que estão arborizados, serão servidos pela nova rua que propõem as bases que unirão as ruas Los Artesanos com a paralela Arenales. Nesta nova rua, que se abre e separa o setor das oliveiras do próprio recinto, localizamos a área de carga e descarga, de fácil acesso.
Arquitetos
Eugenio Tioni, Mario Corea AielloLocalização
Mendoza, Mendoza Province, ArgentinaColaboradores
Pedro A. Gea, PGI Grup Ingenieros de Instalaciones y Asesoría en Sustentabilidad, Arq. Alba Casanovas, Arq. Jaime Fernández, David Pérez MartíAno Projeto
2012Fotografias
Cortesia de Eugenio Tioni + Mario Corea Aiello