Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo People’s Architecture Office (PAO) + People’s Industrial Design Office (PIDO), a Casa Triciclo e o Jardim Triciclo foram projetados de acordo com o tema da exibição Get It Louder de 2012; a inovação frente à falta de terrenos disponíveis na China. A impossibilidade de se possuir um terreno é uma condição fundamental na China, diferente de muitos países ocidentais. A Casa Triciclo sugere um futuro em que as relações temporárias e a natureza pública entre pessoas e os territórios que elas ocupam são abordados.
Mais imagens e a descrição dos arquitetos após o intervalo.
A Casa Triciclo é também um ensaio que utiliza plástico dobrado como método construtivo. Através de uma máquina CNC cada peça da casa é cortada, aplainada e depois dobrada e soldada.
O plástico utilizado, polipropileno, é único por poder ser dobrado sem perder sua resistência. A casa pode ser, portanto, completamente aberta, expandir-se como um acordeão para aumentar o espaço interno, e conectar-se com outras casas. O plástico é translúcido, garantindo que o interior esteja sempre bem iluminado, seja pelo sol ou pelas luzes dos postes à noite.
Este projeto torna acessíveis e sustentáveis casas unifamiliares, ao mesmo tempo em que os estacionamentos na cidade não ficam desertos durante a noite. A Casa Triciclo utiliza força humana, possibilitando maior flexibilidade, já que não necessita estar conectada a uma rede elétrica.
As instalações da casa incluem uma pia e um fogão, uma ducha, um tanque de água, e mobiliário que pode se transformar de uma cama a uma mesa de jantar, bancos e balcão. A pia, o fogão e a ducha podem ser guardados na parede frontal da casa.
Em conjunto com a casa, o jardim suporta não apenas grama, mas também árvores e vegetais. A frente do jardim duplica de tamanha quando o triciclo está estacionado, maximizando o espaço verde. Além disso, diversos jardins podem ser combinados em uma grande área verde pública.