- Área: 194 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Walter Salcedo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se localiza no bairro Miraflores nos arredores de Rosário. A implantação é um lote típico de 20 x 40 metros, cuja geometria fora modificada por uma rotatória ao fim de uma rua interna.
Para a execução da residência, as leis de edificação do bairro exigem recuos dentro do lote, obtendo assim a densidade visual desejada com casas afastadas umas das outras, geralmente com projetos bastante expressivos.
A proposta é uma casa compacta com dois pavimentos que responde à necessidade de abrigar uma família numerosa e deixar livre a maior superfície possível em planta baixa. O projeto se desenvolve de dentro para fora em busca de visuais que criam rupturas nas fachadas e negativos no volume construído. Isto se dá de acordo com as diferentes orientações e as características de cada ambiente, resultando em galerias, janelas, terraços e garagens.
Procura-se entender a janela como um lugar e os espaços semi-cobertos como vazios. Nesta massa escavada, cada extração resulta em características interiores.
O térreo é destinado ao uso comum, abrindo-se visualmente para o parque. Um pé-direito duplo aparece como um espaço intermediário que recebe luz natural por cima e apresenta vistas para o horizonte. O pavimento superior é reservado aos dormitórios, estúdios e terraços.
Adotou-se uma construção mista de muros de tijolo estrutural, colunas metálicas e vigas de concreto armado. As faces da residência, com vazios e negativos, são claras e lisas, absorvendo luz como se fossem lanternas invertidas. O restante é escuro e rugoso. A diferença entre interior e exterior se apresenta também entre a obra a e paisagem