-
Arquitetura: Peter Haimerel Architektur
- Área: 7500 m²
-
Fotografias:Gero Wortmann, Florian Holzherr
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pretende desenvolver um conceito de fachada para a elevação prevista do estacionamento de vários níveis em 'Salvatorplatz', Munique. No contexto da reconstrução de um edifício de escritórios e garagem, o estacionamento abrange dois níveis e meio. Tendo em vista o entorno e o edifício histórico, que está sob um monumento único e sua proteção patrimonial, a organização da nova fachada teve grande importância. O estacionamento está situado em meio do centro antigo de Munique. O muro da antiga cidade medieval e partes da 'Jungfernturm' de 1430 bordeiam diretamente o estacionamento de vários pavimentos. O muro de ladrilho exposto foi absorvido e reutilizado.
A estrutura da nova fachada de aço galvanizado foi desenvolvida através de sistemas gerados por computador, que geram novas amostras de acordo com o necessário. Foi inventada uma rede sobre a base de 20000 varinhas com a largura delgada do tijolo utilizado na construção do inventário e com um comprimento constante de 1,5 m.
A produção da fachada de chapas de aço galvanizado através do computador controlado por equipamento de corte de plasma corresponde à ideia de utilização direta de dados gerados por computador. Isto significa uma transição direta dos dados projetuais de produção de máquina sem o uso de desenhos a mão do arquiteto.
A fachada rodeia a intensificação como um volume e uma cobertura transparente para as novas plataformas de estacionamento. A densidade da estrutura diminui de baixo para cima. Como resultado da transparência da estrutura e a constância do material, a estrutura existente permanece intacta.
O inventário consta de construções de esqueletos de concreto armado, disfarçados com clínquer de alvenaria. A intensificação do estacionamento de vários andares é um trabalho de aço estrutural com pisos compostos de concreto armado. As placas de aço da fachada, com a altura de 8,50 m e a largura de 2,50 m são presos no aço estrutural das plataformas do estacionamento.