- Área: 66 m²
-
Fotografias:Juan Andrés Romanos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa - ateliê para um artista localizado na zona rural de Pérez. Esta região, a oeste de Rosario, caracteriza-se por abrigar uma grande quantidade de indústrias pertencentes ao setor metalúrgico e por concentrar uma forte atividade agrícola relacionada ao cultivo de flores. Isto dá como resultado uma paisagem urbana em coexistência com campos de cultivos e galpões.
A área do terreno para a construção da obra é uma fatia de 46x100 metros que é parte de uma fazenda dedicada à produção de flores através de viveiros. Determina-se como lugar de implantação do projeto um vazio no terreno em relação a um bosque de eucaliptos utilizado como proteção para os ventos do sul.
A volumetria da obra é o resultado da somatória de um setor para habitar y de um setor para trabalhar. O perfil de ambos os tetos lembra a dos galpões industriais vizinhos. m uma de suas laterais um pequeno pátio e um reservatório permitem a entrada da luz natural na parte do ateliê, e ao mesmo tempo gera um espaço mais íntimo e resguardado em relação a paisagem.
Define-se um tipo de construção em seco: estrutura metálica revestida em chapa acanalada. Todos os elementos estruturais foram montados na oficina para facilitar a acessibilidade dos materiais ao terreno e otimizar montagem da obra.
Toda a estrutura metálica é apoiada sobre um plano de concreto desempenado. Paredes baixas de tijolos cerâmicos são dispostas ao longo do perímetro para abrigar as instalações. O revestimento no exterior é de chapa galvanizada preta para evitar reflexos, e o interior é branco como uma sala de exposição.
Um mesmo espaço onde se desenvolve um estilo de vida e trabalho. Questões quase indivisíveis para um artista.