PROJETOS PREMIADOS: Prêmio AsBEA 2012. O projeto recebeu menção na categoria: residências.
O terreno desafiador em declive acentuado, com muitas árvores finas e altas, típicas de mata atlântica e que agradavam bastante ao cliente. Nossa resposta para essas condições foi a de locar a edificação em um nível ligeiramente abaixo do da cota de entrada por conta da topografia e utilizar a cota mais alta, junto a rua, como um local de chegada de carros e pedestres.
A construção em si foi dividida em três partes principais, que criam os fluxos e a volumetria da residência. A construção em si foi dividia em três partes principais, que criam os fluxos e a volumetria da residência. Os volumes possuem estruturas diferentes, por conta da particularidade das suas implantações, assim como materiais de acabamento dispares para evidenciar seu zoneamento interno.
A residência é um estudo de relações que podem ser tecidas com o terreno e sua vegetação existente, trazendo pontos de interesse a locais que só existem por conta dos fluxos e interações propostas. Esses pontos de tensão, amplificados pelo uso de materiais e estruturas distintas entre os diferentes componentes da construção, são os locais onde a convivência e o estar irão florescer e o diálogo entre o uso e a arquitetura ocorrerá.