-
Arquitetos: Antonio Citterio Patricia Viel; Antonio Citterio Patricia Viel
- Área: 54000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Marc Eggimann, © Vitra, Leo Torri
-
Fabricantes: Mermet, Riverclack, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A característica mais forte do local escolhido para a criação do Technogym Village é sua posição próxima à rodovia A14, saída de Cesena. Com a fachada do edifício de frente para a rodovia, este se torna um ponto de referência para motoristas, além de facilitar o deslocamento dos veículos da companhia. A "Technogym Village" que abriga outros edifícios de escritórios, o Wellness Centre e os laboratórios do grupo R&D apresentam vistas para o parque. O novo edifício de escritórios (bloco B), que se desenvolve linearmente ao longo do edifício industrial (bloco D) em 200 metros distribuídos em quatro pavimentos, apresenta área total de 10.700 m² e será construído próximo à área de produção, complementando as unidades funcionais que foram incluídas no grande projeto da Technogym.
A distribuição vertical é garantida pela presença de escadas, dois elevadores e uma escada panorâmica. A entrada principal se dá através do parque, próximo à área mais representativa que reúne as salas da presidência e o auditório. Uma grande cobertura curva de madeira laminada e a fachada contínua em vidro e madeira voltada para o parque enriquecem o edifício que, geralmente, apresenta uma estrutura muito simples e econômica composta pela mistura de elementos pré-fabricados, aço e concreto armado.
Dentro do edifício os escritórios são organizados em dois diferentes lados: o lado sul, mais próximo ao parque, é sombreado pela cobertura curva, enquanto que o lado norte, mais operacional, se volta para a cobertura ondulada da fábrica.
A área central do edifício de escritórios abriga os serviços, espaços comuns de encontro e áreas abertas de trabalho, enquanto que ao longo das fachadas há escritórios fechados e individuais. Em consonância com o conceito de "bem-estar", este projeto salienta a relação entre o interior do edifício e as vistas externas para o parque (divisórias internas transparentes) e o uso de materiais naturais de alto desempenho (madeira e vidro).
O projeto é complementado com o "Wellnes Centre" (Centro de Bem-Estar) (bloco A), um edifício cuja planta é uma elipse de 2.700 m², que está conectado aos escritórios localizados perto da entrada principal. Uma academia e um spa ocupam uma área de pé-direito duplo que foi inteiramente projetada em madeira laminada com paredes transparentes que permitem observar o parque.