-
Arquitetos: Taller Frida Escobedo
- Ano: 2010
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de um só gesto - abrir o pátio do museu para a praça ao girar os murais de Siqueiros da sua posição original - a proposta para "La Tallera" procurou criar uma nova relação entre os museu/oficina e os espaços que o rodeiam. Ao recolocar os murais dá-se destaque aos elementos simbólicos da sintaxe arquitetônica da fachada; simultameamente, transforma-se a relação habitual entre o museu "La Terrera" e o visitante.
Ao abrir o pátio, o museu cede um espaço para convívio e ao mesmo tempo apropria-se da praça vizinha. Os murais concebidos originalmente para o exterior funcionam agora de duas maneiras: a primeira como vínculo visual e programático com a praça contento as áreas públicas do museu: café, livraria/loja e a segunda, como "muro/programa" separando a residência artística do museu/oficina.
A proposta apresenta-se num lâmina/maqueta que se multiplica em várias leituras, numa tentativa de subtrair a ideia de um espaço que se desdobra e gera novas relações e vínculos espaciais.