- Área: 39000 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jan Bitter
Descrição enviada pela equipe de projeto. O KfW Westarkade é um dos primeiros arranha-céus de escritórios no mundo que funciona com menos de 100 kWh/m2 de energia primária por ano. Situado na cidade de West End, vizinho ao parque central Palmengarten, esta ampliação de 15 pavimentos para a sede do KfW Banking Group’s completa um conjunto de edifícios das décadas de 70,80 e 90 e contém equipamentos para conferências e espaços de escritórios para cerca de 700 pessoas.
O volume de 56 metros de altura foi integrado dentro do conjunto de torres existentes, de tal modo que a linha do horizonte destes edifícios permanece visível a partir Zeppelinallee, enquanto, correspondentemente, as vistas a partir desses escritórios são mantidas. Ao mesmo tempo a nova edificação atua como uma interface entre dois espaços urbanos distintos: enquanto aparece como uma laje fina em direção à rua, apresenta um cenário discreto para a paisagem do Palmengarten. A forma fluída do embasamento do edifício define o canto da rua, levando em conta as alturas dos beirais das edificações vizinhas. A fachada fica recuada, ao nível do solo, para criar uma galeria de proteção à rua, enquanto a paisagem da Palmengarten é desenhada perfeitamente na parte traseira do terreno criando um generoso espaço aberto.
O novo edifício amplia e complementa o conjunto existente em materialidade e cores. A fachada dupla, com ventilação pressurizada, atinge valores elevados de isolamento, oferecendo ventilação natural independente do tempo, bem como proteção solar eficiente. Lajes com pisos radiantes e aquecimento geotérmico ajudam a reduzir ainda mais o consumo de energia.
O KfW Westarkade foi premiado como "Melhor Edifício Alto do Mundo de 2011" pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, Chicago (CTBUH)