- Área: 641 m²
-
Fotografias:Ignacio Marqués
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício combina vários serviços municipais com diferentes características que vão desde a sede da polícia municipal aos escritórios das finanças. Foi necessário um conceito flexível para o edifício que pudesse responder às necessidades exigidas e outras que pudessem surgir num futuro próximo.
A parcela tem três fachadas e a quarta é contígua a outro edifício. Caracteriza-se por uma diferença de nível muito assentuada entre as fachadas opostas, produzida pela grande pendente da rua prependicular a essas fachadas. Aproveitando o desnível, implantaram-se duas entradas diferentes: uma para os serviços de emergência e outra para o público que acede à zona administrativa.
A envolvente próximo contagiou a decisão dos materiais duros (concreto e pedra) mantendo uma clara relação com a igreja e com a praça. Recorre-se ao concreto in situ para resolver os contatos diretos com a parede vizinha, com as ruas e com o jardim. O volume ocupado pelos escritórios, frontal à igreja, é de pedra com um sistema de fachada ventilada. Os restantes programas necessários são localizados no subsolo, iluminados por um pátio orientado a Poente.