Descrição enviada pela equipe de projeto. Em dezembro de 2012 Semrén & Månsson e ByggGöta receberam o prêmio Per & Alma Olssons pelo sucesso na renovação do famoso edifício Pagoden em Gotemburgo. Depois de muitos anos abandonado e vazio, o edifício agora possui uma nova vida. Através de uma intervenção quase cirúrgica, o núcleo escuro foi transformado em um novo e amplamente iluminado átrio. Isto forma uma conexão livre dentro do edifício e resolve o problema relacionado à suas grandes dimensões. “Ser premiado por um dos mais prestigiosos prêmios regionais pela terceira vez nos deixa muito felizes e orgulhosos,[...]” diz Magnus Månsson, CEO. “Para nós esta é uma prova clara que nossa filosofia – uma abordagem holística – realmente funciona”.
O edifício Pagoden foi originalmente construído para abrigar os escritórios e o depósito de tabaco da Tobaksmonopolet (Monopólio sueco de Tabaco) no porto de Gothenburg. O arquiteto Cyriluss Johansson o projetou com a aparência monumental associada aos edifícios públicos. A forma característica do edifício logo o tornou um ponto de referência na cidade. A ampla fachada de tijolos, as esquadrias com proporções reduzidas e a cobertura curvada de cobre foram inspiradas pelos edifícios “Far Eastern” -uma fonte de inspiração popular para os arquitetos na década de 1920, a época áurea na Suécia. Por trás das fachadas encontra-se uma estrutura racional e totalmente orientada à funcionalidade, projetada pelo engenheiro-chefe TA Beyer (AB Industribyrån) com lajes e colunas de concreto, aparente no ultimo andar com os pilares expostos suportando os amplos beirais.
Dentro dos limites dos pré-requisitos históricos, um espaço para escritório aberto, luminoso e contemporâneo foi criado. Um novo átrio de diversos níveis e caracterizado por um muxarabi de tijolos, com partes abertas selecionadas na fachada antes fechada, inundando o interior com a luz do dia, trazendo nova vida ao espaço de trabalho. Esquadrias foram cuidadosamente adicionadas às demais fachadas e claraboias de vidro perfurando o teto de cobre, contribuindo para tornar a propriedade atrativa aos ocupantes. O edifício comporta dois níveis subterrâneos, que abrigam o estacionamento, mais sete andares acima do térreo e ainda dois andares adicionais abrigados sobre o imenso telhado. O sucesso deste projeto desencadeou uma transformação em sua vizinhança, destinada a se tornar um local estratégico na nova e emergente Gothenburg. Entre os ocupantes atuais encontra-se a sededa Havs- och Vattenmyndigheten (Agência Sueca da Marinha e Gestão da Água)