Descrição enviada pela equipe de projeto. A natureza circundante e a inclinação do terreno ditam a forma desta casa, para uma família, totalmente revestida por feltro preto. Vistas deslumbrantes para a ensolarada floresta, espaço e um design arrojado intransigente foram o ponto de partida para o desenvolvimento desta casa em Nacka, fora de Estocolmo.
A casa foi criada durante uma série de workshops com o cliente, onde os diferentes volumes foram testados na maquete e diversas visitas ao terreno. O desafio constava em localizar todos os quartos no mesmo nível, e tentar encaixar a casa no terreno inclinado.
Isso resultou em uma casa estreita e prolongada que fica no topo do terreno, pairando sobre blocos de concreto sobre a rocha. Desta forma, a própria casa abriga o terraço de vistas indesejáveis da estrada e vizinhos. O movimento pela casa imita as caminhadas exploratórias iniciais que tivemos no local antes da construção. O quarto principal está colocado onde há a vista mais espetacular.
A casa está totalmente coberta por um feltro sobre o telhado e fachadas para dar um exterior calmo e uniforme que contrasta com o interior branco. No interior dos armários, iluminação e tomadas são de inserção em paredes e teto para dar uma aparência mais limpa. As diferentes funções dentro da casa aparecem de acordo com uma hierarquia, passando de público para o privado, a partir de entrada, garagem, em seguida, cozinha, sala e mais distantes, quartos e banheiro.
A fim de garantir a eficiência energética, enquanto que ao mesmo tempo, criando uma vista espetacular, as aberturas do lado sul são maximizadas e, por sua vez, as do norte são mantidas a um nível mínimo. A quantidade total de vidros segue cálculos do balanço de energia, junto de um sistema de aquecimento geotérmico e uma bomba de calor de exaustão de ar para a casa, o que insere o projeto dentro das normas energéticas locais.
Originalmente publicado Fevereiro 04, 2013.