-
Arquitetura: Naf Architect & Design
- Área: 90 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Toshiyuki Yano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa que tem três meios de transporte vertical; parede de escalada, escadas-marinheiro e escadas. A casa está localizada em uma área residencial onde os edifícios antigos e novos estão misturados. Ali, os edifícios são reconstruídos para atingir até 7 metros de altura, assim, a vizinhança tornou-se conhecida como o "distrito onde o limite mínimo de altura do edifício é de 7 metros acima do chão".
Os clientes, uma família de um casal e dois filhos, desejavam uma casa de madeira tradicional desde o início. A estrutura do edifício é uma casa de dois andares de madeira tradicional com um telhado plano que é cercado por dois metros de parapeito para satisfazer a regulação da altura mínima do distrito. O telhado é como um cômodo sem teto cercado por dois metros de parede.
Existem três meios de transporte vertical para este edifício de três camadas; primeiro andar, segundo andar e cobertura. A parede de escalada leva da varanda para a cobertura, através do pátio; escadas-marinheiro te levam da sala de estar através de uma abertura para uma sala de hobby; as escadas começam a partir de cozinha para a sala de sol, onde a roupa é pendurada. Esses caminhos verticais de fluxo também são passagens de luz solar e de ar, que contribuem para criar um ambiente interior ensolarado e arejado. Através do telhado é possível ver a paisagem dos telhados de vizinhos até o horizonte. Como a renovação da vizinhança é contínua, a vista da cobertura vai mudar com o número crescente de telhados.
Quando estamos no térreo, é difícil perceber as relações que há com os vizinhos, assim como quando estamos no telhado. O objetivo foi o de criar um espaço versátil, que permite mais oportunidades de socializar com os vizinhos enquanto multiplica o prazer familiar, aproximando solo e cobertura através de três meios de transporte.