Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hospital de Manises possui um tamanho médio, com 240 leitos, e proporciona cobertura sanitária especializada a catorze municípios da área de L'Horta e outros do oeste de Valência.
Trata-se de um edifício compacto, que, pelas condicionantes do terreno (pouca área) foi resolvido em altura, permitindo estabelecer um esquema de circulações adequado que evita os cruzamentos de tráfegos incompatíveis. O hospital é formado por dois volumes retangulares inseridos obliquamente, formando um ângulo de 5 graus e deslocados uns dos outros para se adaptarem ao terreno existente.
Os dois blocos longitudinais unem-se nos extremos e no centro; deste modo formam-se dois grandes pátios trapezoidais internos e um volume de cada bloco sobressai do alinhamento das fachadas laterais.
A forma da edificação adapta-se ao formato irregular do terreno, sendo o bloco frontal paralelo à rua principal e onde estão as unidades hospitalares. No volume traseiro, alinhado com a diretriz de maior longitude, que une as direções sudeste e noroeste é onde estão inseridos os serviços de tratamento.
Trata-se de um edifício de 6 pavimentos (mais um sótão de estacionamentos) com um formato em cunha, com a maior fachada orientada no sentido noroeste-sudeste. O conjunto complementa-se com outro edifício menor, onde estão os escritórios, central elétrica e o serviço de emergência.