- Área: 12 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Simon Hjermind Jensen
O Refúgio de Proteção é um pequeno pavilhão em Sydhavnstippen - uma reserva natural na parte sul de Copenhague, projetado e construído por SHJWorks.
O ponto de partida para o projeto surgiu de sua localização, uma antiga área marítima, que foi preenchida de entulhos de construção entre 1945 e 1973. Os diferentes elementos da estrutura foram produzidos utilizando inovadoras técnicas de fabricação digital.
O edifício conta com acesso ao público e inspira-se na arquitetura das comunidades nômades. O refúgio de proteção consiste em uma forma que estende-se em direção ao céu, com uma abertura superior e duas na parte inferior. Chapas de compensado e policarbonato são os principais materiais e todas as peças são fabricadas com a tecnologia CNC.
O refúgio possui 4,7 metros de altura e um diâmetro de 3,8 metros ao nível do solo. O elemento estrutural da construção são as paredes de 2-9 mm de espessura. As paredes consistem em cascas finas e flexíveis, apertadas com parafusos e uma peça de policarbonato com 2mm de espessura.
A parte inferior é de madeira e no interior há uma lareira rodeada por um banco construído de materiais de construção que se encontravam no local. Isto ancora a edificação ao solo e dispensa qualquer escavação para as fundações.
A parte superior é de cor branca e transparente, de policarbonato. A natureza do material permite que a luz do dia ingresse e à noite, a luz do fogo brilhe através da pele.
O abrigo foi projetado, produzido e pago pelo escritório SHJWORKS. O trabalho de montagem foi possível graças a Christian Sørensen Bocker e outros colaboradores. Os arquitetos têm um grande respeito pelo valor da área e conceberam-no com a premissa de não colocar em risco qualquer um destes valores durante o projeto. O abrigo é um projeto temporário e, quando for desmontado, não deixará nenhum vestígio.
Via Inhabitat